Guia de Bardos
Está é uma classe voltada para suporte, muitos preferem sacerdotes do que bardos.Mais é uma classe totalmente indispensável na woe.Podendo auxiliar na defesa, usando poema de bragi para bruxos/sacerdotes, como para o ataque, usando piada infame e outras musicas, desde para entra no castelo quanto para aumentar a velocidade de ataque na emperium.
Índice
1. Como virar bardo?
2. Onde upar?
3. Bônus de classe
4. Habilidades/Quests
5. Montando sua build
6. Equipamentos e cartas
7. Dicas!
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1. Virando um Bardo
Fale com o Bardo Andarilho, que está logo à direita da Kafra de Comodo. Ele gosta de flores caras e raras. Ele pedirá pra você trazer uma pra ele e para ajudar o Boneco de Neve de Lutie. Fale com a Garota do Natal. Ela está em (xmas_in 165 174), dentro da casa à direita da entrada da Fábrica de Brinquedos.
Fale com o Rapaz do Natal que está em (xmas 117 304), logo à esquerda da entrada da Fábrica de Brinquedos. Ele lhe dará Tinta de Polvo e Muco Pegajoso. Fale com Tio Peludo. Ele está em (xmas 176 236), sudoeste da entrada da Fábrica de Brinquedos. Dê a ele a Tinta de Polvo e o Muco Pegajoso.
Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103). Dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie.
Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie. A entrada fica próxima Árvore de Natal Gigante.
Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103), dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie. Fale com Palhaço de Natal em (xmas 146 136), na frente da Árvore de Natal Gigante.
Fale com as Crianças em (xmas 206 168), a leste do mapa de Lutie, próximo ao Tio Peludo. Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie.A entrada fica próxima Árvore de Natal Gigante.
Volte para Comodo onde fale com o Bardo Andarilho. Agora vem a parte mais "chata" do teste. Muita gente perde muito tempo aqui por causa de alguns espaços digitados sem querer na hora de "cantar". Mas é só prestar bastante atenção, e digitar frase por frase. Lembre-se de que só é pra digitar a parte que está em azul, com toda a pontuação e acentuação.
É nessa parte que você pode fazer seu intrumento. Lembre-se de pedir o intrumento antes de pedir para virar Bardo, senão você fica sem nenhum.
Você pode trocar um instrumento por:
60 Troncos + Nível 40 = Violino
60 Troncos Estéreis + Nível 40 = Bandolin
60 Troncos Sólidos + Nível 40 = Bandolin
60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 40 = Alaúde
60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 50 = Harpa com Slot
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2. Onde upar?
Aprendiz
Level 1~12- Simples demais, fique no campo dos aprendizes. Depois de upar lah, fique um tempo nos Salgueiros pegando troncos para o teste de arqueiro.
Arqueiro
Level 12~25- Comece upando em Mandrágoras, elas nao se movem. Alvo fácil. Se vc tiver flechas de fogo, melhor ainda. Se você conseguir arranjar um amigo que te upe, peça que o leve nos Poporings.
Level 25~40- Fábrica de Presentes nível um com algum char que tanque os cookies para você e fica uma moleza vc upar. Mas se for solo, fique em Salgueiros Anciões, Fumacentos, Guardiões da Floresta, dentre vários outros.
Level 40~65- A melhor parte: Kulun Dungeon. Aqui, vc deve arranjar um noviço, visto que nesse mapa está recheado de noviços e arqueiros/hunters/bardos/odaliscas. Sinceramente, o melhor local para upar um char, se você for paciente pode até pegar um job 50 aqui. Leve flechas de Fogo (sao vendidas na ilha do navio Fantasma, você chega lá indo em Alberta e pagando o Marinheiro.) e fuja das borboletas. Asas de Mosca, aos montes. Nesse tempo, vc poderá fazer um grande estoque de mels/Mastelas/Geleia Reais, que você pode usar para se enriquecer, guardar para MvPs futuros.
Locais alternativos seriam Floras/Argiopes/Crocodilos (com sacer)/Presentes/Soldadinhos de Chumbo, etc.
Bardo
Level 65~75- (Recomendado upar pelo menos até LV 70 nas pessegueiras)
Como Heritage já esta ai, lugar recomendado é MI GAO em louyang, são muito bons e dão uma ótima xp, sem contar que são muito lentos então muitas vezes voce os mata sem que ele o atinja(se você tiver uma boa aspd ele nem se movera).
STING também é uma ótima opção, por serem lentos, então use a tática HIT and RUN, caso prefira mate com rajadas...mais isso fará você sentar rapidinho, se você já tiver dinheiro, use gakkung[2] com esqueletos operários para maior dano nestes.
Plantas carnívoras também são ótimas, por não se moverem e darem uma ótima xp , mas muito cuidado com Furados/Rochoso(papel,depende do mapa). Mas não deixa de ser uma ótima opção de up.
Outra que acho muito boa é nas Dungeons dos feudos , vá com grupos nela , dão alta xp.
Focas/lontras também são uma boa opção, procure ir com sacer ou mate focas(hit and run).
Level 75~99 - Continue upando em Stings, em focas e até mesmo mi gaos/ pessegueiras.
Procure abusar de grupos, pois será praticamente impossível upar sem eles
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3. Bônus de bardo ao chegar no job 50
Força: +2
Agilidade: +7
Vitalidade: +3
Inteligência: +5
Destreza: +8
Sorte: +4
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4. Habilidades/Quests
Habilidades
[Suporte] Encerramento
Encerra uma música, mas pode ser usado somente após 5 segundos do início.
Custo: 1 SP
Comentário: Útil. Mesmo sendo possível você cancelar a música desequipando o instrumento, você pode acabar se atrapalhando. O custo de SP é ínfimo, além disso é pré-requisito para abrir habilidades importantes.
[Suporte] Bis
Ativa novamente a última música utilizada gastando somente 50% do custo normal.
Custo: 1 SP
Comentário: Muito útil. Já que é muito comum você ficar repetindo a última música tocada, e 50% de economia de SP implica em mais tempo tocando músicas antes que seu SP acabe.
[Ofensiva] Flecha Melódica
Dispara uma flecha com seu instrumento. Você pode utilizar esta habilidade enquanto estiver executando uma canção ou dueto. Você precisa de um instrumento e flechas equipados.
Alvo: Oponente.
Custo: 8 SP independente do nível.
Nível 1 - 150% do ATQ
Nível 2 - 175% do ATQ
Nível 3 - 200% do ATQ
Nível 4 - 225% do ATQ
Nível 5 - 250% do ATQ
Comentário: É a sua única forma de atacar enquanto toca. Mas não muito útil se quiser atacar, para isso equipe seu arco e use mesmo a rajada de flechas.
[Ofensiva] Piada Infame
Congela os oponentes na tela do usuário. O nível da habilidade aumenta as chances de congelamento. Tem uma pequena chance de congelar as pessoas do seu grupo. Esta habilidade não funciona contra MVPs.
Alvo: Oponente
Nível 1 - 20% de chance | Custo: 12 SP
Nível 2 - 25% de chance | Custo: 14 SP
Nível 3 - 30% de chance | Custo: 16 SP
Nível 4 - 35% de chance | Custo: 18 SP
Nível 5 - 40% de chance | Custo: 20 SP
Comentário: É uma habilidade engraçada e muitas vezes útil. Bastante utilizada em strikes na WoE. Porém Piada Infame pode ser prevenido com o uso da carta Marc, carta presente no kit básico de WoE. Oponente com Marc, skill inútil =( . O lado bom é que nenhum atributo diminui a chance de congelamento. Mesmo com problemas, acho que é uma excelente habilidade para strike, já que não se usa Marc o tempo todo na WoE.
[Passiva] Lições de Música
Aumenta o ataque dos instrumentos. Também influencia na qualidade dos efeitos de algumas música, isso será mostrado em forma de formula na descrição das habilidades. No nível 10 você poderá se mover enquanto toca com 50% da sua velocidade normal.
Nível 1 - Dano +3
Nível 2 - Dano +6
Nível 3 - Dano +9
Nível 4 - Dano +12
Nível 5 - Dano +15
Nível 6 - Dano +18
Nível 7 - Dano +21
Nível 8 - Dano +24
Nível 9 - Dano +27
Nível 10 - Dano +30
Comentário: Importante ter em Nível 10. Além de melhorar o efeito das músicas, andar mais rápido enquanto toca as músicas é muito importante.
Solo
[Solo] Crepúsculo Sangrento
Aumenta a velocidade de ataque dos personagens numa área de 9*9 em volta do bardo. Não pode ser associada com as Habilidades [Rapidez com Duas Mãos] e [Adrenalina Pura]. O aumento de ASPD é influenciado pela Agilidade e pela habilidade Lições de Música do Bardo.
Dura 120 segundos, drena 1 de SP a cada 3 segundos.
OBS: Não afeta arcos.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - ASPD +11% - 38
2 - ASPD +12% - 41
3 - ASPD +13% - 44
4 - ASPD +14% - 47
5 - ASPD +15% - 50
6 - ASPD +16% - 53
7 - ASPD +17% - 56
8 - ASPD +18% - 59
9 - ASPD +19% - 62
10 - ASPD +20% - 65
Comentário: Skill muito boa para suporte em PvM, porém nem tanto em WoE, já que afeta todos os jogadores, inclusive os oponentes. Mas é necessário maximizar essa habilidade para pegar Lamento de Loki.
[Solo] Poema de Bragi
Diminui o tempo de conjuração das magias e também o delay após ela. Esta habilidade não afeta a quem estiver sob os efeitos da habilidade Suffragium, e o bônus na redução do tempo de conjuração depende do nível da habilidade, da DEX do usuário e do nível de Lições de Música já o bônus na redução do delay depende do nível da habilidade, do nível em Lições de Musica e da INT do usuário. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - Tempo de Conjuração -3% e Delay -3% - 40
2 - Tempo de Conjuração -6% e Delay -6% - 45
3 - Tempo de Conjuração -9% e Delay -9% - 50
4 - Tempo de Conjuração -12% e Delay -12% - 55
5 - Tempo de Conjuração -15% e Delay -15% - 60
6 - Tempo de Conjuração -18% e Delay -18% - 65
7 - Tempo de Conjuração -21% e Delay -21% - 70
8 - Tempo de Conjuração -24% e Delay -24% - 75
9 - Tempo de Conjuração -27% e Delay -27% - 80
10 - Tempo de Conjuração -30% e Delay -30% - 85
Comentário: Na minha opinião, a melhor skill solo para Bardo para WoE. Ajuda muito no pré-cast, já que diminuir o delay/cast das magias implica em mais magias caindo, e mais freqüentemente, aumentando assim a defesa do castelo.
[Solo] Dissonância
Causa uma quantidade de dano nos inimigos que estão na área da magia a cada 3 segundos. O dano é aumentado conforme o nível em Lições de Música. Esta habilidade dura 30s, consome 1 SP a cada 3s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - 40 de dano - 18
2 - 50 de dano - 21
3 - 60 de dano - 24
4 - 70 de dano - 27
5 - 80 de dano - 30
Comentário: Uma das piores skills de Bardo, se não a pior. O dano causado é muito baixo, além do intervalo entre o dano ser muito grande. No mais, só pegue como pré-requisito para outras músicas.
[Solo] Assovio
Aumenta a esquiva e a esquiva perfeita. O aumento na esquiva é afetado por Agilidade ou Lições de, e bônus na esquiva perfeita por Sorte e Lições de Música. Esta habilidade dura 60s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - +1% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 24
2 - +2% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 28
3 - +3% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 32
4 - +4% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 36
5 - +5% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 40
6 - +6% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 44
7 - +7% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 48
8 - +8% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 52
9 - +9% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 56
10 - +10% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 60
Comentário: Serve apenas para Suporte em grupos de PvM. O bônus de esquiva pode ser bem alto para qualquer classe de Agilidade, sendo até útil contra MVPs. Normalmente é maximizada para pegar Canção Preciosa.
[Solo] Maçãs de Idun
Cria uma área em que o HP das pessoas que estão envolta seja aumentado e cura o HP delas a cada 6 segundos. O poder dessa habilidade é aumentado dependendo da Vitalidade do seu personagem e dos níveis em Lições de Música. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 6s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - +7% Max HP e + 35 HP - 40
2 - +9% Max HP e + 40 HP - 45
3 - +11% Max HP e + 45 HP - 50
4 - +13% Max HP e + 50 HP - 55
5 - +15% Max HP e + 55 HP - 60
6 - +17% Max HP e + 60 HP - 65
7 - +19% Max HP e + 65 HP - 70
8 - +21% Max HP e + 70 HP - 75
9 - +23% Max HP e + 75 HP - 80
10 - +25% Max HP e + 80 HP - 85
Comentário - Penso que não é uma skill muito útil, já que a cura não é muito efetiva. Skill inútil em WoE. Porém o aumento do HP Máximo pode servir para uma Party MVP, para aumentar o MaxHP do tanker.
Duetos
[Dueto] Cantiga de Ninar
Todos os oponentes que estiverem na área 9x9 têm uma chance de receber o status Sono . A cada 6s dentro da área o oponente tem uma nova chance de receber o status Sono. A chance de ser afetado depende da INT do usuário. Não funciona contra monstros do tipo MVP
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 20 SP
Comentário: Um tanto inútil, já que o status sono é removido após o primeiro golpe. Alem disso ninguém vai ficar parado na área da música. Também não serve muito no PvM.
[Dueto] Canção Preciosa
Cria uma área 9x9 em que não é necessária a utilização de itens para usar habilidades, como gemas vermelhas, amarelas, armadilhas... Afeta só os membros do grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 5s.
Custo: 10 SP
Comentário: Útil para ajudar sábios, mas não é um dueto exatamente útil na WoE. No máximo, ajuda os trappers a entupir o castelo de armadilhas sem custo. Utilizada em grupos de Hocus-Pocus, mas se for fazê-lo, monte uma build específica para isso.
[Dueto] Ritmo Caótico
Reduz a 0 a VIT DEF dos oponentes. Não funciona contra monstros do tipo MVP
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 30 SP
Comentário: Música bem inútil na WoE, já que VIT DEF não é muito importante na WoE, e sim a DEF dos equipamentos...
[Dueto] Banquete de Njord
Aumenta a EXP ganha do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s
Custo: 30 SP
Nível 1 - +36% Experiência por monstro.
Nível 2 - +47% Experiência por monstro.
Nível 3 - +58% Experiência por monstro.
Nível 4 - +69% Experiência por monstro.
Nível 5 - +80% Experiência por monstro.
Comentário: Na realidade, o bônus ganho não é muito bom... Já que são necessários um bardo, uma odalisca e uma terceira pessoa para matar os monstros... Penso que pode ser útil apenas para tankar ou com grupos muito grandes.
[Dueto] Lamento de Loki
Todos os jogadores que estiverem na área estarão impedidos de usar habilidades de qualquer tipo, inclusive o seu parceiro de dueto que não vai poder usar nem Encerramento. Não funciona contra monstros do tipo MVP.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 15 SP
Comentário: Na minha opinião o melhor dueto para ser usado em WoE. Ao ser usando em um ponto de spawn, faz com que todos daquela área não possam utilizar suas habilidades... Nada de Piada Infame, Escândalo, Asuras, Proteger Terreno, Chuva de Flechas, Provocar, Crux Magnun, Sacerdotes curando...
[Dueto] Rufar dos Tambores
Aumenta o ataque e a defesa somente do seu grupo. E o adicional de defesa é como se fosse de equipamento e não VIT def.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +50 de Ataque | +4 de Defesa. Custo: 40 SP
Nível 2 - +75 de Ataque | +6 de Defesa. Custo: 45 SP
Nível 3 - +100 de Ataque | +8 de Defesa. Custo: 50 SP
Nível 4 - +125 de Ataque | +10 de Defesa. Custo: 55 SP
Nível 5 - +150 de Ataque | +12 de Defesa. Custo: 60 SP
Comentário: O ataque aumenta bastante e a defesa também, se você tiver modificadores como cartas com 20% a mais de dano ou elementos, o dano pode aumentar muito. É um dueto interessante, bom ser for usado quando você estiver muitos personagens de combate no grupo e principalmente em MvP.
[Dueto] Ode a Siegfried
Todos os membros do grupo que estiverem na área receberão danos reduzidos por ataques do tipo Fogo e Água.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Custo: 10 SP
Nível 1 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 75%.
Nível 2 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 80%.
Nível 3 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 85%.
Nível 4 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 90%.
Nível 5 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 95%.
Comentário: Futuramente além da resistência a ataques elementais, vai dar resistência a status negativos, além do fato de que em patches futuros as músicas ainda farão efeito na área por 20 segundos mesmo se o Bardo/Odalisca saírem da área. Atualmente não é muito usada, mas no futuro será muito interessante para quebrar pré-casts.
[Dueto] Anel dos Nibelungos
Aumenta o ataque de armas de nível 4 somente das pessoas do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +150 de Ataque. Custo: 40 SP
Nível 2 - +200 de Ataque. Custo: 45 SP
Nível 3 - +250 de Ataque. Custo: 50 SP
Nível 4 - +300 de Ataque. Custo: 55 SP
Nível 5 - +350 de Ataque. Custo: 60 SP
Comentário: Atualmente não tem muito utilidade, já que normalmente todos usam armas de nível 1, 2 e 3. Mas talvez possa servir quando chegarem as quests das armas de lvl 4.
Habilidades de Quest
[Suporte] Fabricar Flechas
Com essa habilidade você poderá criar flechas usando alguns itens.
Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)
Descrição: Converse com o Kyulnari, em Morroc.
Coordenada do NPC: [121,109]
São necessários:
- 7 Esporos de Cogumelo - Cai de: Esporo(50%), Esporo Venenoso(12%), Cogumelos(55%).
- 1 Poção Vermelha - Cai de: tem uma lista enorme de bichos que cai, mas é mais prático comprar na loja de utilidades.
- 20 Resinas - Cai de: Salgueiro(15%) e Salgueiro Ancião(50%).
- 13 Troncos - Cai de: Salgueiro(1%), Salgueiro Ancião(3,5%), Guardião da Floresta(20%), Relógios(8%) e Névoa(8%).
- 41 Escamas Afiadas - Cai de: Rabo de Verme(55%), Plantas Verde/Branca(15%) e Azul/Amarela/Vermelha(3%).
Opinião: Extremamente útil, já que você poderá fazer suas prórpias flechas para upar, sem necessidade de comprar.
[Ofensiva] Disparo Violento
Quando usada faz o inimigo recuar 6 células além de dar 150% de dano. Tem cast e não funciona em WoE.
Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)
Descrição: Converse com Gaeho, em Payon.
Coordenada do NPC: [30,94]
São necessários:
- 36 Sucos de Banana - Cai de: Choco(10%), mas pode ser obtida facilmente pela quest dos sucos.
- 10 Bicos de Ave - Cai de: Peco Peco(55%), mas também é vendido em Morroc.
- 2 Esmeraldas - Recomendo comprar em Morroc por 5000z em no NPC joalheiro.
- 10 Tentáculos - Cai de: Hidras(55%), Marte(30%) e Penomena(80%).
- 3 Rabos de Yoyo - Cai de: Yoyo(55%) e Choco(70%).
Opinião: Muito útil para PvM, já que afasta inimigos.
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5. Montando sua build
Existem vários tipos de builds, para up...para woe...para brincar....e as híbridas. Aqui vou colocar alguns destes tipos de builds existentes no Ragnarök. Uma boa build de bardo woe, sem sofrer tanto no up(sem buffs, somente concentração e poção de concentração, sem o violino com fabres e usando malha com peco peco).
For: 18+2
Agi: 31+11
Vit: 87+3
Int: 43+5
Des: 83+37
Sor: 1+4
HP: 9093, sem peco peco: 8322/SP: 986/Aspd: 158
Sobra alguns pontos q podem ser colocados em sor ou for, ou qualquer outra.
Build de menestrel(nas mesmas cirscunstancias):
For: 22+8
Agi: 1+13
Vit: 98+2
Int: 43+5
Des: 86+44
Sor: 7+4(o q sobrou de pontos)
HP:11965, sem peco peco:10951/SP: 1227/Aspd: 157, sem pot de concentração é 153.
Atenção q essa build só se upa com instrumentos musicais. Um violino com 2 sw e 2 ovos de peco dão 15408 de dano em um sting usando vulcão de flechas(/mal). A poção de concentração n é necessária nessa build.
Esta aqui é um dos exemplos das builds híbridas :
For 1
Agi 40~70
Vit 80
Int 30~40
Des 80~90
Sor 1
Muitos a escolhem por serem uma "build faz tudo", muito boa na WoE e também para up.Uma boa escolha.
Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Assovio(10), Maçãs de Idun(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Rufar dos Tambores(5)... Escolha do modo que lhe convir, dependendo de seu interesse principal (PvM/PvP/WoE/MvP).
Bardo suporte - Muito bom em WoE e para up.
For 1
Agi 20~40
Vit 80~99
Int 40~60
Des 70~90
Sor 1
(OBS: Escolhida esta por conter um pouco de agi/dês...o que possibilita upar sozinho até certo lv..)
Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Habilidades direcionadas para WoE.
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6-Equipamentos e cartas
Armas:
-Arcos:
- Gakkung [2] - Se você tiver menos de 130 de destreza. (For de Atk: 100)
- Arco Composto [4] - Se você tiver mais de 130 de destreza. (For de Atk: 29)
-Instrumentos musicais:
- Gumoongoh [2] (For de Atk: 126)
- Violino [4] (For de Atk: 50)
Cartas:
- Fabre - VIT + 1, HP Max +100
- Múmia - Taxa de Precisão + 20.
- Drainliar - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Água.
- Hidra - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Humanóide.
- Esqueleto Operário - Adiciona 15% ao dano causado a monstros de Tamanho Médio, ATQ +5
- Metaller - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Silêncio no inimigo, ATQ +5
- Bebe Selvagem - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Atordoamento no inimigo.
Cabeça:
- Maçã de Guilherme Tell (Des +3, Def 0)
- Binóculos (Des +1, Def 1)
- Venda (Imunidade a cegueira, Def 0)
- Corsário (Vit +1, Def 5)
- Diadema (Int +2, Def 4)
- Óculos[1] e Óculos Escuros [1] (Únicos itens com slot que equipam no meio, Def 0)
- Máscara Fantasma (Def 2)
- Coroa do Líder (For+1, Sor+1, Int+1, Mdef+4, Def 3)
- Bufão (Sor+2, Mdef+5, Def 1)
- Chapéu Fedorento (Reduz 10% o dano recebido de humanóides, Def 0)
Cartas:
- Salgueiro - Max SP +80
- Marduk - Torna o usuário a Silêncio.
Escudos:
- Broquel [1] (Def 4)
- Broquel de Pedra[1] (Reduz 5% o dano de propriedade Neutro, Def 4)
Cartas:
- Ambernite - DEF +2
- Ovo de Andre - Max HP +5%
- Ovo de Besouro-Ladrão - Max HP +400
- Medusa - Torna o usuário imune a Petrificar. Reduz em 15% o dano causado por monstros da raça Demônio.
- Pé-Grande - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Inseto.
- Khalitzburg - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Demônio.
- Sapo Thara - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Humanóide.
- Guerreiro Orc - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Bruto.
Armaduras:
- Malha [1] (Des +1, Def 6)
- Paletó [1] (Def 5)
Cartas:
- Rocker - DES +1
- Pupa Max - HP +700
- Peco Peco - Max HP +10%
- Arenoso - Encanta a vestimenta com a Propriedade Terra, DEF +1
- Cavalo-Marinho - Torna o usuário imune a Congelamento. Concede 5% de resistência contra ataques da Propriedade Água.
- Cornutus - Torna a vestimenta indestrutível, DEF +1
- Chonchon de Aço - DEF +2, 10% de resistência contra ataques de propriedade de Vento
- Dokebi - Encanta com a Propriedade Vento 1, DEF +1
- Arenoso - Encanta com a Propriedade Terra 1, DEF +1
- Pasana - Encanta com a Propriedade Fogo 1, DEF +1
- Peixe-Espada - Encanta com a Propriedade Água 1, DEF +1
- Argiope - Encanta com a Propriedade Veneno 1, DEF +1
- Bathory - Encanta com a Propriedade Sombrio 1, DEF +1
- Druida Maligno - Encanta com a Propriedade Maldito 1. INT +1, DEF +1
- Angelring - Abençoa com a Propriedade Sagrado 1.
- Ghostring - Encanta com a Propriedade Fantasma, mas apenas em PVP e GdE. Reduz a Recuperação de HP em 25%
Acessórios:
- Presilha [1] (Sp +10)
- Luvas (Des +2)
- Luvas [1] (Des +1)
- Broche (Agi +2)
- Broche [1] (Agi +1)
- Colar (Vit +2)
- Colar[1] (Vit +1)
- Brinco (Int +2)
- Brinco[1] (Int +1)
- Rosário (Sor +2 Mdef +5)
- Rosário [1] (Sor +1, Mdef +3)
- Anel de Defesa (Def +3, Mdef +3)
Cartas:
- Rabo de Verme - DES + 2
- Zerom - DES + 3
- Kukre - AGI + 2
- Esporo - VIT + 2
- Cobold - Taxa de Ataque Crítico + 4, FOR + 1
- Muka - Recuperação de HP + 10%
- Vitata - Permite o uso da habilidade [Curar] em nível 1. Aumenta o consumo de SP de todas as habilidades utilizadas em 25%.
- Coringa - Permite o uso da habilidade [Furto] em nível 1.
- Creamy - Permite o uso da habilidade [Teleporte] em nível 1.
- Esfera Marinha - Permite o uso da habilidade [Impacto Explosivo] em nível 3.
- Esporo Venenoso - Permite o uso da habilidade [Envenenar] em nível 3.
- Esqueleto Pirata - Permite o uso da habilidade [Desconto] em nível 5.
- Fumacento - Permite o uso da habilidade [Esconderijo] em nível 1.
- Horong - Permite o uso da habilidade [Chama Reveladora] em nível 1.
- Obeaune - Permite o uso da habilidade [Medicar] em nível 1.
- PoPoring - Permite o uso da habilidade [Desintoxicar] em nível 1.
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7. Dicas!
- Violão/Chicote : O dano não é baseado em força, mais sim em DES
- Você somente poderá tocar/dançar uma musica com os devidos instrumentos musicais equipados.
- Com o instrumento musical você poderá usar um escudo.
- Use piadas infames para defender/atacar(strike) quando posivel.
- Poema de bragi ajuda muito na defesa do castelo(Por diminuir o cast dos bruxos)
- Lamentos de loki ajuda muito para que sages inimigos não consigam proteger terreno, ou outras classes que venha a ameaçar o castelo.
Está é uma classe voltada para suporte, muitos preferem sacerdotes do que bardos.Mais é uma classe totalmente indispensável na woe.Podendo auxiliar na defesa, usando poema de bragi para bruxos/sacerdotes, como para o ataque, usando piada infame e outras musicas, desde para entra no castelo quanto para aumentar a velocidade de ataque na emperium.
Índice
1. Como virar bardo?
2. Onde upar?
3. Bônus de classe
4. Habilidades/Quests
5. Montando sua build
6. Equipamentos e cartas
7. Dicas!
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1. Virando um Bardo
Fale com o Bardo Andarilho, que está logo à direita da Kafra de Comodo. Ele gosta de flores caras e raras. Ele pedirá pra você trazer uma pra ele e para ajudar o Boneco de Neve de Lutie. Fale com a Garota do Natal. Ela está em (xmas_in 165 174), dentro da casa à direita da entrada da Fábrica de Brinquedos.
Fale com o Rapaz do Natal que está em (xmas 117 304), logo à esquerda da entrada da Fábrica de Brinquedos. Ele lhe dará Tinta de Polvo e Muco Pegajoso. Fale com Tio Peludo. Ele está em (xmas 176 236), sudoeste da entrada da Fábrica de Brinquedos. Dê a ele a Tinta de Polvo e o Muco Pegajoso.
Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103). Dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie.
Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie. A entrada fica próxima Árvore de Natal Gigante.
Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103), dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie. Fale com Palhaço de Natal em (xmas 146 136), na frente da Árvore de Natal Gigante.
Fale com as Crianças em (xmas 206 168), a leste do mapa de Lutie, próximo ao Tio Peludo. Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie.A entrada fica próxima Árvore de Natal Gigante.
Volte para Comodo onde fale com o Bardo Andarilho. Agora vem a parte mais "chata" do teste. Muita gente perde muito tempo aqui por causa de alguns espaços digitados sem querer na hora de "cantar". Mas é só prestar bastante atenção, e digitar frase por frase. Lembre-se de que só é pra digitar a parte que está em azul, com toda a pontuação e acentuação.
É nessa parte que você pode fazer seu intrumento. Lembre-se de pedir o intrumento antes de pedir para virar Bardo, senão você fica sem nenhum.
Você pode trocar um instrumento por:
60 Troncos + Nível 40 = Violino
60 Troncos Estéreis + Nível 40 = Bandolin
60 Troncos Sólidos + Nível 40 = Bandolin
60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 40 = Alaúde
60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 50 = Harpa com Slot
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2. Onde upar?
Aprendiz
Level 1~12- Simples demais, fique no campo dos aprendizes. Depois de upar lah, fique um tempo nos Salgueiros pegando troncos para o teste de arqueiro.
Arqueiro
Level 12~25- Comece upando em Mandrágoras, elas nao se movem. Alvo fácil. Se vc tiver flechas de fogo, melhor ainda. Se você conseguir arranjar um amigo que te upe, peça que o leve nos Poporings.
Level 25~40- Fábrica de Presentes nível um com algum char que tanque os cookies para você e fica uma moleza vc upar. Mas se for solo, fique em Salgueiros Anciões, Fumacentos, Guardiões da Floresta, dentre vários outros.
Level 40~65- A melhor parte: Kulun Dungeon. Aqui, vc deve arranjar um noviço, visto que nesse mapa está recheado de noviços e arqueiros/hunters/bardos/odaliscas. Sinceramente, o melhor local para upar um char, se você for paciente pode até pegar um job 50 aqui. Leve flechas de Fogo (sao vendidas na ilha do navio Fantasma, você chega lá indo em Alberta e pagando o Marinheiro.) e fuja das borboletas. Asas de Mosca, aos montes. Nesse tempo, vc poderá fazer um grande estoque de mels/Mastelas/Geleia Reais, que você pode usar para se enriquecer, guardar para MvPs futuros.
Locais alternativos seriam Floras/Argiopes/Crocodilos (com sacer)/Presentes/Soldadinhos de Chumbo, etc.
Bardo
Level 65~75- (Recomendado upar pelo menos até LV 70 nas pessegueiras)
Como Heritage já esta ai, lugar recomendado é MI GAO em louyang, são muito bons e dão uma ótima xp, sem contar que são muito lentos então muitas vezes voce os mata sem que ele o atinja(se você tiver uma boa aspd ele nem se movera).
STING também é uma ótima opção, por serem lentos, então use a tática HIT and RUN, caso prefira mate com rajadas...mais isso fará você sentar rapidinho, se você já tiver dinheiro, use gakkung[2] com esqueletos operários para maior dano nestes.
Plantas carnívoras também são ótimas, por não se moverem e darem uma ótima xp , mas muito cuidado com Furados/Rochoso(papel,depende do mapa). Mas não deixa de ser uma ótima opção de up.
Outra que acho muito boa é nas Dungeons dos feudos , vá com grupos nela , dão alta xp.
Focas/lontras também são uma boa opção, procure ir com sacer ou mate focas(hit and run).
Level 75~99 - Continue upando em Stings, em focas e até mesmo mi gaos/ pessegueiras.
Procure abusar de grupos, pois será praticamente impossível upar sem eles
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3. Bônus de bardo ao chegar no job 50
Força: +2
Agilidade: +7
Vitalidade: +3
Inteligência: +5
Destreza: +8
Sorte: +4
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4. Habilidades/Quests
Habilidades
[Suporte] Encerramento
Encerra uma música, mas pode ser usado somente após 5 segundos do início.
Custo: 1 SP
Comentário: Útil. Mesmo sendo possível você cancelar a música desequipando o instrumento, você pode acabar se atrapalhando. O custo de SP é ínfimo, além disso é pré-requisito para abrir habilidades importantes.
[Suporte] Bis
Ativa novamente a última música utilizada gastando somente 50% do custo normal.
Custo: 1 SP
Comentário: Muito útil. Já que é muito comum você ficar repetindo a última música tocada, e 50% de economia de SP implica em mais tempo tocando músicas antes que seu SP acabe.
[Ofensiva] Flecha Melódica
Dispara uma flecha com seu instrumento. Você pode utilizar esta habilidade enquanto estiver executando uma canção ou dueto. Você precisa de um instrumento e flechas equipados.
Alvo: Oponente.
Custo: 8 SP independente do nível.
Nível 1 - 150% do ATQ
Nível 2 - 175% do ATQ
Nível 3 - 200% do ATQ
Nível 4 - 225% do ATQ
Nível 5 - 250% do ATQ
Comentário: É a sua única forma de atacar enquanto toca. Mas não muito útil se quiser atacar, para isso equipe seu arco e use mesmo a rajada de flechas.
[Ofensiva] Piada Infame
Congela os oponentes na tela do usuário. O nível da habilidade aumenta as chances de congelamento. Tem uma pequena chance de congelar as pessoas do seu grupo. Esta habilidade não funciona contra MVPs.
Alvo: Oponente
Nível 1 - 20% de chance | Custo: 12 SP
Nível 2 - 25% de chance | Custo: 14 SP
Nível 3 - 30% de chance | Custo: 16 SP
Nível 4 - 35% de chance | Custo: 18 SP
Nível 5 - 40% de chance | Custo: 20 SP
Comentário: É uma habilidade engraçada e muitas vezes útil. Bastante utilizada em strikes na WoE. Porém Piada Infame pode ser prevenido com o uso da carta Marc, carta presente no kit básico de WoE. Oponente com Marc, skill inútil =( . O lado bom é que nenhum atributo diminui a chance de congelamento. Mesmo com problemas, acho que é uma excelente habilidade para strike, já que não se usa Marc o tempo todo na WoE.
[Passiva] Lições de Música
Aumenta o ataque dos instrumentos. Também influencia na qualidade dos efeitos de algumas música, isso será mostrado em forma de formula na descrição das habilidades. No nível 10 você poderá se mover enquanto toca com 50% da sua velocidade normal.
Nível 1 - Dano +3
Nível 2 - Dano +6
Nível 3 - Dano +9
Nível 4 - Dano +12
Nível 5 - Dano +15
Nível 6 - Dano +18
Nível 7 - Dano +21
Nível 8 - Dano +24
Nível 9 - Dano +27
Nível 10 - Dano +30
Comentário: Importante ter em Nível 10. Além de melhorar o efeito das músicas, andar mais rápido enquanto toca as músicas é muito importante.
Solo
[Solo] Crepúsculo Sangrento
Aumenta a velocidade de ataque dos personagens numa área de 9*9 em volta do bardo. Não pode ser associada com as Habilidades [Rapidez com Duas Mãos] e [Adrenalina Pura]. O aumento de ASPD é influenciado pela Agilidade e pela habilidade Lições de Música do Bardo.
Dura 120 segundos, drena 1 de SP a cada 3 segundos.
OBS: Não afeta arcos.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - ASPD +11% - 38
2 - ASPD +12% - 41
3 - ASPD +13% - 44
4 - ASPD +14% - 47
5 - ASPD +15% - 50
6 - ASPD +16% - 53
7 - ASPD +17% - 56
8 - ASPD +18% - 59
9 - ASPD +19% - 62
10 - ASPD +20% - 65
Comentário: Skill muito boa para suporte em PvM, porém nem tanto em WoE, já que afeta todos os jogadores, inclusive os oponentes. Mas é necessário maximizar essa habilidade para pegar Lamento de Loki.
[Solo] Poema de Bragi
Diminui o tempo de conjuração das magias e também o delay após ela. Esta habilidade não afeta a quem estiver sob os efeitos da habilidade Suffragium, e o bônus na redução do tempo de conjuração depende do nível da habilidade, da DEX do usuário e do nível de Lições de Música já o bônus na redução do delay depende do nível da habilidade, do nível em Lições de Musica e da INT do usuário. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - Tempo de Conjuração -3% e Delay -3% - 40
2 - Tempo de Conjuração -6% e Delay -6% - 45
3 - Tempo de Conjuração -9% e Delay -9% - 50
4 - Tempo de Conjuração -12% e Delay -12% - 55
5 - Tempo de Conjuração -15% e Delay -15% - 60
6 - Tempo de Conjuração -18% e Delay -18% - 65
7 - Tempo de Conjuração -21% e Delay -21% - 70
8 - Tempo de Conjuração -24% e Delay -24% - 75
9 - Tempo de Conjuração -27% e Delay -27% - 80
10 - Tempo de Conjuração -30% e Delay -30% - 85
Comentário: Na minha opinião, a melhor skill solo para Bardo para WoE. Ajuda muito no pré-cast, já que diminuir o delay/cast das magias implica em mais magias caindo, e mais freqüentemente, aumentando assim a defesa do castelo.
[Solo] Dissonância
Causa uma quantidade de dano nos inimigos que estão na área da magia a cada 3 segundos. O dano é aumentado conforme o nível em Lições de Música. Esta habilidade dura 30s, consome 1 SP a cada 3s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - 40 de dano - 18
2 - 50 de dano - 21
3 - 60 de dano - 24
4 - 70 de dano - 27
5 - 80 de dano - 30
Comentário: Uma das piores skills de Bardo, se não a pior. O dano causado é muito baixo, além do intervalo entre o dano ser muito grande. No mais, só pegue como pré-requisito para outras músicas.
[Solo] Assovio
Aumenta a esquiva e a esquiva perfeita. O aumento na esquiva é afetado por Agilidade ou Lições de, e bônus na esquiva perfeita por Sorte e Lições de Música. Esta habilidade dura 60s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - +1% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 24
2 - +2% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 28
3 - +3% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 32
4 - +4% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 36
5 - +5% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 40
6 - +6% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 44
7 - +7% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 48
8 - +8% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 52
9 - +9% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 56
10 - +10% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 60
Comentário: Serve apenas para Suporte em grupos de PvM. O bônus de esquiva pode ser bem alto para qualquer classe de Agilidade, sendo até útil contra MVPs. Normalmente é maximizada para pegar Canção Preciosa.
[Solo] Maçãs de Idun
Cria uma área em que o HP das pessoas que estão envolta seja aumentado e cura o HP delas a cada 6 segundos. O poder dessa habilidade é aumentado dependendo da Vitalidade do seu personagem e dos níveis em Lições de Música. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 6s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - +7% Max HP e + 35 HP - 40
2 - +9% Max HP e + 40 HP - 45
3 - +11% Max HP e + 45 HP - 50
4 - +13% Max HP e + 50 HP - 55
5 - +15% Max HP e + 55 HP - 60
6 - +17% Max HP e + 60 HP - 65
7 - +19% Max HP e + 65 HP - 70
8 - +21% Max HP e + 70 HP - 75
9 - +23% Max HP e + 75 HP - 80
10 - +25% Max HP e + 80 HP - 85
Comentário - Penso que não é uma skill muito útil, já que a cura não é muito efetiva. Skill inútil em WoE. Porém o aumento do HP Máximo pode servir para uma Party MVP, para aumentar o MaxHP do tanker.
Duetos
[Dueto] Cantiga de Ninar
Todos os oponentes que estiverem na área 9x9 têm uma chance de receber o status Sono . A cada 6s dentro da área o oponente tem uma nova chance de receber o status Sono. A chance de ser afetado depende da INT do usuário. Não funciona contra monstros do tipo MVP
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 20 SP
Comentário: Um tanto inútil, já que o status sono é removido após o primeiro golpe. Alem disso ninguém vai ficar parado na área da música. Também não serve muito no PvM.
[Dueto] Canção Preciosa
Cria uma área 9x9 em que não é necessária a utilização de itens para usar habilidades, como gemas vermelhas, amarelas, armadilhas... Afeta só os membros do grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 5s.
Custo: 10 SP
Comentário: Útil para ajudar sábios, mas não é um dueto exatamente útil na WoE. No máximo, ajuda os trappers a entupir o castelo de armadilhas sem custo. Utilizada em grupos de Hocus-Pocus, mas se for fazê-lo, monte uma build específica para isso.
[Dueto] Ritmo Caótico
Reduz a 0 a VIT DEF dos oponentes. Não funciona contra monstros do tipo MVP
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 30 SP
Comentário: Música bem inútil na WoE, já que VIT DEF não é muito importante na WoE, e sim a DEF dos equipamentos...
[Dueto] Banquete de Njord
Aumenta a EXP ganha do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s
Custo: 30 SP
Nível 1 - +36% Experiência por monstro.
Nível 2 - +47% Experiência por monstro.
Nível 3 - +58% Experiência por monstro.
Nível 4 - +69% Experiência por monstro.
Nível 5 - +80% Experiência por monstro.
Comentário: Na realidade, o bônus ganho não é muito bom... Já que são necessários um bardo, uma odalisca e uma terceira pessoa para matar os monstros... Penso que pode ser útil apenas para tankar ou com grupos muito grandes.
[Dueto] Lamento de Loki
Todos os jogadores que estiverem na área estarão impedidos de usar habilidades de qualquer tipo, inclusive o seu parceiro de dueto que não vai poder usar nem Encerramento. Não funciona contra monstros do tipo MVP.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 15 SP
Comentário: Na minha opinião o melhor dueto para ser usado em WoE. Ao ser usando em um ponto de spawn, faz com que todos daquela área não possam utilizar suas habilidades... Nada de Piada Infame, Escândalo, Asuras, Proteger Terreno, Chuva de Flechas, Provocar, Crux Magnun, Sacerdotes curando...
[Dueto] Rufar dos Tambores
Aumenta o ataque e a defesa somente do seu grupo. E o adicional de defesa é como se fosse de equipamento e não VIT def.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +50 de Ataque | +4 de Defesa. Custo: 40 SP
Nível 2 - +75 de Ataque | +6 de Defesa. Custo: 45 SP
Nível 3 - +100 de Ataque | +8 de Defesa. Custo: 50 SP
Nível 4 - +125 de Ataque | +10 de Defesa. Custo: 55 SP
Nível 5 - +150 de Ataque | +12 de Defesa. Custo: 60 SP
Comentário: O ataque aumenta bastante e a defesa também, se você tiver modificadores como cartas com 20% a mais de dano ou elementos, o dano pode aumentar muito. É um dueto interessante, bom ser for usado quando você estiver muitos personagens de combate no grupo e principalmente em MvP.
[Dueto] Ode a Siegfried
Todos os membros do grupo que estiverem na área receberão danos reduzidos por ataques do tipo Fogo e Água.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Custo: 10 SP
Nível 1 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 75%.
Nível 2 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 80%.
Nível 3 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 85%.
Nível 4 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 90%.
Nível 5 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 95%.
Comentário: Futuramente além da resistência a ataques elementais, vai dar resistência a status negativos, além do fato de que em patches futuros as músicas ainda farão efeito na área por 20 segundos mesmo se o Bardo/Odalisca saírem da área. Atualmente não é muito usada, mas no futuro será muito interessante para quebrar pré-casts.
[Dueto] Anel dos Nibelungos
Aumenta o ataque de armas de nível 4 somente das pessoas do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +150 de Ataque. Custo: 40 SP
Nível 2 - +200 de Ataque. Custo: 45 SP
Nível 3 - +250 de Ataque. Custo: 50 SP
Nível 4 - +300 de Ataque. Custo: 55 SP
Nível 5 - +350 de Ataque. Custo: 60 SP
Comentário: Atualmente não tem muito utilidade, já que normalmente todos usam armas de nível 1, 2 e 3. Mas talvez possa servir quando chegarem as quests das armas de lvl 4.
Habilidades de Quest
[Suporte] Fabricar Flechas
Com essa habilidade você poderá criar flechas usando alguns itens.
Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)
Descrição: Converse com o Kyulnari, em Morroc.
Coordenada do NPC: [121,109]
São necessários:
- 7 Esporos de Cogumelo - Cai de: Esporo(50%), Esporo Venenoso(12%), Cogumelos(55%).
- 1 Poção Vermelha - Cai de: tem uma lista enorme de bichos que cai, mas é mais prático comprar na loja de utilidades.
- 20 Resinas - Cai de: Salgueiro(15%) e Salgueiro Ancião(50%).
- 13 Troncos - Cai de: Salgueiro(1%), Salgueiro Ancião(3,5%), Guardião da Floresta(20%), Relógios(8%) e Névoa(8%).
- 41 Escamas Afiadas - Cai de: Rabo de Verme(55%), Plantas Verde/Branca(15%) e Azul/Amarela/Vermelha(3%).
Opinião: Extremamente útil, já que você poderá fazer suas prórpias flechas para upar, sem necessidade de comprar.
[Ofensiva] Disparo Violento
Quando usada faz o inimigo recuar 6 células além de dar 150% de dano. Tem cast e não funciona em WoE.
Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)
Descrição: Converse com Gaeho, em Payon.
Coordenada do NPC: [30,94]
São necessários:
- 36 Sucos de Banana - Cai de: Choco(10%), mas pode ser obtida facilmente pela quest dos sucos.
- 10 Bicos de Ave - Cai de: Peco Peco(55%), mas também é vendido em Morroc.
- 2 Esmeraldas - Recomendo comprar em Morroc por 5000z em no NPC joalheiro.
- 10 Tentáculos - Cai de: Hidras(55%), Marte(30%) e Penomena(80%).
- 3 Rabos de Yoyo - Cai de: Yoyo(55%) e Choco(70%).
Opinião: Muito útil para PvM, já que afasta inimigos.
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5. Montando sua build
Existem vários tipos de builds, para up...para woe...para brincar....e as híbridas. Aqui vou colocar alguns destes tipos de builds existentes no Ragnarök. Uma boa build de bardo woe, sem sofrer tanto no up(sem buffs, somente concentração e poção de concentração, sem o violino com fabres e usando malha com peco peco).
For: 18+2
Agi: 31+11
Vit: 87+3
Int: 43+5
Des: 83+37
Sor: 1+4
HP: 9093, sem peco peco: 8322/SP: 986/Aspd: 158
Sobra alguns pontos q podem ser colocados em sor ou for, ou qualquer outra.
Build de menestrel(nas mesmas cirscunstancias):
For: 22+8
Agi: 1+13
Vit: 98+2
Int: 43+5
Des: 86+44
Sor: 7+4(o q sobrou de pontos)
HP:11965, sem peco peco:10951/SP: 1227/Aspd: 157, sem pot de concentração é 153.
Atenção q essa build só se upa com instrumentos musicais. Um violino com 2 sw e 2 ovos de peco dão 15408 de dano em um sting usando vulcão de flechas(/mal). A poção de concentração n é necessária nessa build.
Esta aqui é um dos exemplos das builds híbridas :
For 1
Agi 40~70
Vit 80
Int 30~40
Des 80~90
Sor 1
Muitos a escolhem por serem uma "build faz tudo", muito boa na WoE e também para up.Uma boa escolha.
Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Assovio(10), Maçãs de Idun(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Rufar dos Tambores(5)... Escolha do modo que lhe convir, dependendo de seu interesse principal (PvM/PvP/WoE/MvP).
Bardo suporte - Muito bom em WoE e para up.
For 1
Agi 20~40
Vit 80~99
Int 40~60
Des 70~90
Sor 1
(OBS: Escolhida esta por conter um pouco de agi/dês...o que possibilita upar sozinho até certo lv..)
Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Habilidades direcionadas para WoE.
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6-Equipamentos e cartas
Armas:
-Arcos:
- Gakkung [2] - Se você tiver menos de 130 de destreza. (For de Atk: 100)
- Arco Composto [4] - Se você tiver mais de 130 de destreza. (For de Atk: 29)
-Instrumentos musicais:
- Gumoongoh [2] (For de Atk: 126)
- Violino [4] (For de Atk: 50)
Cartas:
- Fabre - VIT + 1, HP Max +100
- Múmia - Taxa de Precisão + 20.
- Drainliar - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Água.
- Hidra - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Humanóide.
- Esqueleto Operário - Adiciona 15% ao dano causado a monstros de Tamanho Médio, ATQ +5
- Metaller - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Silêncio no inimigo, ATQ +5
- Bebe Selvagem - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Atordoamento no inimigo.
Cabeça:
- Maçã de Guilherme Tell (Des +3, Def 0)
- Binóculos (Des +1, Def 1)
- Venda (Imunidade a cegueira, Def 0)
- Corsário (Vit +1, Def 5)
- Diadema (Int +2, Def 4)
- Óculos[1] e Óculos Escuros [1] (Únicos itens com slot que equipam no meio, Def 0)
- Máscara Fantasma (Def 2)
- Coroa do Líder (For+1, Sor+1, Int+1, Mdef+4, Def 3)
- Bufão (Sor+2, Mdef+5, Def 1)
- Chapéu Fedorento (Reduz 10% o dano recebido de humanóides, Def 0)
Cartas:
- Salgueiro - Max SP +80
- Marduk - Torna o usuário a Silêncio.
Escudos:
- Broquel [1] (Def 4)
- Broquel de Pedra[1] (Reduz 5% o dano de propriedade Neutro, Def 4)
Cartas:
- Ambernite - DEF +2
- Ovo de Andre - Max HP +5%
- Ovo de Besouro-Ladrão - Max HP +400
- Medusa - Torna o usuário imune a Petrificar. Reduz em 15% o dano causado por monstros da raça Demônio.
- Pé-Grande - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Inseto.
- Khalitzburg - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Demônio.
- Sapo Thara - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Humanóide.
- Guerreiro Orc - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Bruto.
Armaduras:
- Malha [1] (Des +1, Def 6)
- Paletó [1] (Def 5)
Cartas:
- Rocker - DES +1
- Pupa Max - HP +700
- Peco Peco - Max HP +10%
- Arenoso - Encanta a vestimenta com a Propriedade Terra, DEF +1
- Cavalo-Marinho - Torna o usuário imune a Congelamento. Concede 5% de resistência contra ataques da Propriedade Água.
- Cornutus - Torna a vestimenta indestrutível, DEF +1
- Chonchon de Aço - DEF +2, 10% de resistência contra ataques de propriedade de Vento
- Dokebi - Encanta com a Propriedade Vento 1, DEF +1
- Arenoso - Encanta com a Propriedade Terra 1, DEF +1
- Pasana - Encanta com a Propriedade Fogo 1, DEF +1
- Peixe-Espada - Encanta com a Propriedade Água 1, DEF +1
- Argiope - Encanta com a Propriedade Veneno 1, DEF +1
- Bathory - Encanta com a Propriedade Sombrio 1, DEF +1
- Druida Maligno - Encanta com a Propriedade Maldito 1. INT +1, DEF +1
- Angelring - Abençoa com a Propriedade Sagrado 1.
- Ghostring - Encanta com a Propriedade Fantasma, mas apenas em PVP e GdE. Reduz a Recuperação de HP em 25%
Acessórios:
- Presilha [1] (Sp +10)
- Luvas (Des +2)
- Luvas [1] (Des +1)
- Broche (Agi +2)
- Broche [1] (Agi +1)
- Colar (Vit +2)
- Colar[1] (Vit +1)
- Brinco (Int +2)
- Brinco[1] (Int +1)
- Rosário (Sor +2 Mdef +5)
- Rosário [1] (Sor +1, Mdef +3)
- Anel de Defesa (Def +3, Mdef +3)
Cartas:
- Rabo de Verme - DES + 2
- Zerom - DES + 3
- Kukre - AGI + 2
- Esporo - VIT + 2
- Cobold - Taxa de Ataque Crítico + 4, FOR + 1
- Muka - Recuperação de HP + 10%
- Vitata - Permite o uso da habilidade [Curar] em nível 1. Aumenta o consumo de SP de todas as habilidades utilizadas em 25%.
- Coringa - Permite o uso da habilidade [Furto] em nível 1.
- Creamy - Permite o uso da habilidade [Teleporte] em nível 1.
- Esfera Marinha - Permite o uso da habilidade [Impacto Explosivo] em nível 3.
- Esporo Venenoso - Permite o uso da habilidade [Envenenar] em nível 3.
- Esqueleto Pirata - Permite o uso da habilidade [Desconto] em nível 5.
- Fumacento - Permite o uso da habilidade [Esconderijo] em nível 1.
- Horong - Permite o uso da habilidade [Chama Reveladora] em nível 1.
- Obeaune - Permite o uso da habilidade [Medicar] em nível 1.
- PoPoring - Permite o uso da habilidade [Desintoxicar] em nível 1.
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7. Dicas!
- Violão/Chicote : O dano não é baseado em força, mais sim em DES
- Você somente poderá tocar/dançar uma musica com os devidos instrumentos musicais equipados.
- Com o instrumento musical você poderá usar um escudo.
- Use piadas infames para defender/atacar(strike) quando posivel.
- Poema de bragi ajuda muito na defesa do castelo(Por diminuir o cast dos bruxos)
- Lamentos de loki ajuda muito para que sages inimigos não consigam proteger terreno, ou outras classes que venha a ameaçar o castelo.